6 de janeiro de 2015

Resenha - A Luz Através da Janela

  Este livro foi um presente que recebi com muito carinho no meu aniversário de 17 anos de minha amiga Claudia Pisetta, na qual tive a oportunidade de ler recentemente e desfrutar deste livro fantástico, que a cada página lida parece não saciar a fome, ou melhor, a vontade de lê-lo mais ainda. Fica aqui meu agradecimento pelo presente Clau! :D

RILEY, Lucinda. A Luz Através da Janela. Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 542 p.

 
  O enredo da história se passa dividido em dois momentos distintos, situados entre França e Inglaterra, sendo a primeira parte protagonizada por Emile de la Martinières, que se passa no fim do século XX (de 1998 à 2000). Enquanto a outra parte se baseia na história da relação do pai de Emile, com a agente britânica Constance Carruthers(Connie), que fora mandada para a França para ajudar a resistência francesa contra o regime nazista, mas que tem seu roteiro modificado devido ao acaso.
  Emile, teve uma infância nada difícil, filha de uma das famílias mais respeitas e ricas da França, os de la Martinières, teve uma infância cheia de regalias, apesar de desde pequena perceber o quão simples a garota era em comparação às outras crianças nobres.
  Emy,era a única filha de Édouard e Valérie, na qual Édouard se tornou pai apenas aos 60 anos, morrendo quando a filha tinha apenas 14 anos, porém sempre foi bastante afetuoso e carinhoso com Emile. Enquanto a mãe, Valérie, era totalmente diferente da filha, gostava de abusar da luxuria ao gastar fortunas do dinheiro da família em coisas requintadas para aliviar seu tédio e sua depressão. Essa adversidade entre mãe e filha proporcionaria um relacionamento não tão agradável entre as duas, não em ódio, mas talvez em descaso por parte da mãe, e temor por parte da filha.
  Em 1998 então, morre a mãe de Emile, e de repente a jovem que havia deixado de toda sua riqueza para se tornar médica veterinária em Paris, teve de voltar ao château da família, e descobrir que ela era a última de sua linhagem, a última com o sangue dos de la Martinières, e que tinha o direito sobre todas as grandes posses da família, e no seu subconsciente, o dever de tentar mantê-las.
  Nesse momento difícil, com a perda da mãe e a grande responsabilidade em seus ombros, Emile conhece um jovem cavalheiro inglês chamado Sebastian Carruthers, na qual o trata com muito carinho e que em pouco tempo conquista seu coração, que nunca antes havia sido conquistado. Sebastian a auxilia a administrar seus bens, e em um espaço muito curto de tempo desde que se conheceram resolvem-se casar, e então, Emile acaba indo morar na Inglaterra com seu agora marido. Porém, ao chegar lá começa a passar por crises de relacionamento, a começar pelos fatos omitidos por Sebastian, como o de ter um irmão cadeirante, Alex, na qual possuem uma relação de animosidade, e a pouca frequência de seu marido em casa. Isso começa a incomodar a jovem protagonista dessa história, e é nesse contexto que a história começa a se desenrolar, cheio de romance, emoções, suspense e histórias para lá de surpreendentes.


Gabriel Dalmolin

5 comentários:

  1. Oi, Gabriel!
    Este livro está na minha lista de leitura faz tempo, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo.
    Parabéns pela resenha! Me deixou com mais vontade ainda de conhecer A Luz Através da Janela.

    Abraço!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado pelo "ibope", meu blog não tem muitos espectadores então fico contente pela atenção. Segui o blog da senhora também, aliás pude ver que és professora em Joinville, tenho uma tia que foi professora lá, Terezinha Bertoldi Frainer, talvez até a conheça ou deu aula para algum dos meus primos.

    Ficarei atento a suas publicações no seu blog, gostei muito dele! Obrigado pela atenção e abraços!

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que tenha gostado, Gabriel. Realmente é um livro fantástico para quem é fã de história... Como no nosso caso! Ehehehe.
    Continue sempre ampliando seus conhecimentos que com eles, tudo ficará mais fácil. Bjs :D

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, Gabriel! Dos livros que li da autora até agora, foi o que mais gostei :D

    ResponderExcluir