29 de janeiro de 2014

Resenha - O menino do pijama listrado

BOYNE, John. O menino do pijama listradoSão Paulo- SP: Cia das Letras, 2007, 185p.


O menino do pijama listrado é uma das obras mais fascinantes sobre a Segunda Guerra Mundial já escritas. Não foi atoa que o livro virou filme, e que foi por mais de um ano o mais vendido na Irlanda, país do autor. 
 A história conta de um jovem menino de nove anos, Bruno, que é obrigado a ir morar no interior da Alemanha, deixando seus "melhores amigos da vinda inteira" para trás, assim como seus avós e a sua cidade natal, Berlim. Já que o emprego de seu pai exigia esse tipo de coisa. 
 Logo ao chegar na casa nova, "pequena", ao menos para os padrões do menino, acostumado com uma casa de quatro andares, deixa claro de que odeia aquele lugar chamado de "Haja-Vista", e tenta fazer de tudo para o pai, a mãe a irmã mais velha Gretel, o "Caso Perdido".
 Mas uma coisa inesperada estava marcada no destino do garoto, que vê da janela do seu quarto uma cerca com casebres dentro e pessoas, apenas do sexo masculino, idosos, homens, garotos mais velhos e crianças como ele, todos com um estranho uniforme de pijama listrado. É aí que aos poucos surgiria uma amizade que mudaria todo o rumo da história de Bruno e sua família e faz com que a história se torne empolgante e emocionante ao fim da mesma.
 Vale à pena ler, para quem gosta de um bom romance histórico, cheio de aventura, suspense e explorações do jovem garoto, e principalmente para pessoas que gostam ou que pretendem entender melhor sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. 

Gabriel Dalmolin


Nenhum comentário:

Postar um comentário